Lançamento da biografia de José Aparecido de Oliveira terá apoio de Maneira Advogados

Será lançada na próxima segunda-feira, 15 de maio, no Rio de Janeiro, a biografia de José Aparecido de Oliveira (1929-2007), político mineiro que foi ministro da Cultura no governo Sarney, governador do Distrito Federal (1985-1988) e embaixador do Brasil em Portugal. Com o sugestivo título de “José Aparecido de Oliveira – O Melhor Mineiro do Mundo”, o livro, organizado pelo jornalista Petrônio Souza Gonçalves, traz um rico material, inclusive fotográfico, com a trajetória de José Aparecido desde a infância na cidade de Conceição do Mato Dentro, Interior de Minas, passando por vários momentos marcantes da história recente do País.

Um dos momentos mais dramáticos dessa trajetória aconteceu em 1964, quando José Aparecido teve seu mandato de deputado federal cassado pelo regime militar. Passado o “período de chumbo”, Aparecido foi novamente eleito deputado federal e, em 1983, ocupou a secretaria de Estado da Cultura no governo Tancredo Neves em Minas Gerais. Com a eleição de Tancredo à presidência pelo Colégio Eleitoral veio o convite para que José Aparecido fosse o seu ministro da Cultura. Mesmo com a morte de Tancredo, antes da posse, o então presidente José Sarney manteve todo o primeiro escalão.

A obra traça um perfil de José Aparecido com detalhes de fases importantes de sua carreira política como sua ligação com Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. O livro conta, ainda, episódios curiosos como o período em que foi secretário particular de Jânio Quadros, bem como o trabalho que teve para convencer Itamar Franco a concorrer a vice-presidente na chapa de Fernando Collor de Mello.

O livro destaca também o período em que José Aparecido de Oliveira foi embaixador do Brasil em Portugal e empenhou-se na criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. Como principal idealizador do CPLP, José Aparecido juntou-se a outros diplomatas, políticos e intelectuais brasileiros e portugueses para fundar a organização, que foi oficialmente criada em 1996.

O livro traz depoimentos e artigos de diversas personalidades do universo político e cultural que tiveram papel importante na vida de José Aparecido, como Oscar Niemeyer, Ziraldo, Mauro Santayana, Sebastião Nery, entre outros.

O lançamento tem o apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da OAB-RJ e da Fundação Oscar Niemeyer. A edição contou com apoio cultural do escritório Maneira Advogados e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). O evento acontecerá no Fiorentina (tradicional restaurante da Avenida Atlântica, em Copacabana), a partir das 19h00.