Em resposta a uma dúvida de leitor, o site da agência InfoMoney publicou explicação da advogada Verônica Melo de Souza, sócia da área de direito tributário do Maneira Advogados, sobre como declarar no Imposto de Renda reformas feitas no imóvel.

Reformei minha casa: como informo os valores pagos no Imposto de Renda 2022? Especialista responde

Por Suzana Liskauskas
31 mar 2022

Dúvida do leitor: Como declarar no Imposto de Renda reformas feitas no imóvel?

Resposta de Verônica Melo de Souza*

Os valores pagos pelo contribuinte referente a reformas em imóvel devem ser declarados na ficha de “Bens e Direitos” (Ficha 17 – Benfeitorias), na descrição do imóvel. A orientação da Receita Federal é declarar as benfeitorias separadamente do imóvel e registradas por ano-calendário.

É vantajoso declarar as benfeitorias realizadas nos imóveis, porque esses valores passam a compor o custo de aquisição do imóvel.

Na prática, isso significa que, em uma venda futura, o valor do imóvel (custo de aquisição) estará mais alto para fins do cálculo do ganho de capital, que é a diferença positiva entre o valor da venda e o custo de aquisição do imóvel. O efeito disso é a redução do imposto pago sobre a venda.

Segundo a Receita Federal, o valor das benfeitorias, assim como o valor do imóvel, não deve ter atualização monetária anual.

Guarde notas fiscais e recibos

As benfeitorias realizadas no imóvel devem ser comprovadas com documentação idônea. Então é importante que o contribuinte mantenha as notas fiscais e recibos correspondentes aos valores declarados da reforma. Vale observar que, na declaração, o valor do imóvel na escritura permanece o mesmo.

A Receita Federal orienta que as notas fiscais relacionadas às benfeitorias devem estar em nome do titular da declaração do imposto de renda.

Período da reforma

Os valores declarados referentes a reformas em imóveis precisam ter sido pagos no mesmo ano-base da declaração. Portanto, na Declaração do Imposto de Renda 2022, referente ao ano-base de 2021, as despesas com reformas devem ter sido incididas em 2021.

Para declarar gastos com reformas em anos anteriores, será preciso retificar as Declarações de Imposto de Renda referentes aos respectivos anos.

*Verônica Melo de Souza é sócia da área de Direito Tributário do Maneira Advogados, com especialização em direito tributário internacional. Possui mais de 12 anos de experiência na área tributária entre escritório e empresa, tendo trabalhado por 8 anos do setor de Telecomunicações e Multimídia.

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/reformei-minha-casa-como-informo-os-valores-pagos-no-imposto-de-renda-2022-especialista-responde/

Senadores pedem isenção de castanhas, açaí, pamonha e bacalhau na cesta básica da reforma tributária 13 de novembro, 2024 Sugestões dos parlamentares dobrariam lista de alimentos sem imposto, passando de 26 para ao menos 52 itens  Vinícius Barboza São Paulo Os senadores...
Novo desafio no âmbito da litigiosidade repetitiva: abuso do direito de demandar Eduardo Maneira Michel Hernane Noronha Pires Três fases do acesso à Justiça Na segunda metade do século 20, uma preocupação dos juristas era a falta de acesso à Justiça, pois uma considerável...
Jurisdição internacional e justiça social: o acidente de Mariana e seus desdobramentos Eduardo Maneira Pedro Henrique Garzon Ribas O dia 25 de outubro de 2024 entrará para a história do Brasil e de Minas Gerais. Após decorridos quase dez anos do rompimento...

Contato

Fale conosco

Preencha o formulário para falar com nossa equipe ou ligue, agora mesmo, para o escritório mais próximo!

Cidades

Caminho 1527(1)-svg

Rio de janeiro

Av. Presidente Wilson, 231 25° andar
Centro

(21) 2222-9008

Caminho 1527(1)-svg

São Paulo

Rua Oscar Freire, 379, 13º andar
Jd. Paulista

(11) 3062-2607

Caminho 1527(1)-svg

Brasília

SHIS QL 08, Conjunto 01, Casa 11
Lago Sul

(61) 3224-2627

Caminho 1527(1)-svg

Belo Horizonte

Av. Getúlio Vargas, 671, 13º andar
Funcionários

(31) 3190-0480