O programa “Direito ao Ponto”, do Canal Rural entrevistou o Dr. Eduardo Lourenço, sócio do Maneira Advogados, para falar sobre a reforma tributária e as perspectivas e impactos para o setor do agronegócio.

DIRETO AO PONTO

As chances de aprovar a reforma tributária no Senado em 2023 são grandes, diz especialista

Redução da alíquota tributária é o primeiro item da pauta da FPA na discussão no Senado

A votação da reforma tributária no Senado deve começar entre o final de outubro e o início de novembro. A perspectiva de que ela seja aprovada ainda em 2023 é do advogado especialista em direito tributário, Eduardo Lourenço.

A reforma tributária é o tema da entrevista desta semana do programa Direto ao Ponto.

“Seria muito bom para o país de uma forma geral aprovar a partir do final deste ano e no ano que vem a gente discutir as legislações complementares, as leis ordinárias e aí sim colocar em prática o texto da reforma tributária”, pontua Eduardo Lourenço.

Aprovação na Câmara e importância do agro

O especialista lembra que a reforma tributária vem sendo discutida ao longo de 50 anos. Conforme ele, dadas as opções que se tinha de texto, a necessidade em se discutir o tema, o trabalho realizado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) antes da aprovação na Câmara Federal foi “primordial”.

“O texto aprovado na Câmara é o perfeito? Talvez não. Mas, ele é muito melhor que as opções que nós tínhamos. Nós avançamos em no mínimo 12 pontos para o setor agropecuário e ainda tem muita coisa para aprimorar no Senado”.

Redução de alíquota

Eduardo Lourenço frisa que a aprovação de tais pontos mostra que a importância do agronegócio, do setor agropecuária foi reconhecida para o desenvolvimento do Brasil.

“E para o agronegócio de uma forma geral a gente teve o reconhecimento de que os insumos agropecuários, os produtos agropecuários, as matérias-primas elas vão ter uma alíquota de 60% da de referência. O que isso quer dizer? Se nós tivermos uma alíquota do tributo de 30%, a alíquota do agronegócio será de 12%”.

O especialista comenta que no Senado o primeiro item da pauta da FPA em relação a reforma tributária é que a redução da alíquota seja de 80%.

“Então, se eu tiver uma alíquota geral de 30%, eu vou ter uma alíquota para o agronegócio de 6%. Esse é um pleito importante. E junto com esse pleito que a gente já avançou muito, temos a questão do seletivo”.

https://www.canalrural.com.br/nacional/mato-grosso/as-chances-de-aprovar-a-reforma-tributaria-no-senado-em-2023-sao-grandes-diz-especialista/

https://www.canalrural.com.br/nacional/mato-grosso/as-chances-de-aprovar-a-reforma-tributaria-no-senado-em-2023-sao-grandes-diz-especialista/

Rio muda regras de logística para marketplaces 25 de novembro, 2024 Com simplificação trazida pelo Decreto nº 49.304, governo estadual espera atrair investimentos da ordem de R$ 500 milhões Por Luiza Calegari — De São Paulo O Rio de Janeiro alterou as regras para empresas...
Senadores pedem isenção de castanhas, açaí, pamonha e bacalhau na cesta básica da reforma tributária 13 de novembro, 2024 Sugestões dos parlamentares dobrariam lista de alimentos sem imposto, passando de 26 para ao menos 52 itens  Vinícius Barboza São Paulo Os senadores...
Novo desafio no âmbito da litigiosidade repetitiva: abuso do direito de demandar Eduardo Maneira Michel Hernane Noronha Pires Três fases do acesso à Justiça Na segunda metade do século 20, uma preocupação dos juristas era a falta de acesso à Justiça, pois uma considerável...

Contato

Fale conosco

Preencha o formulário para falar com nossa equipe ou ligue, agora mesmo, para o escritório mais próximo!

Cidades

Caminho 1527(1)-svg

Rio de janeiro

Av. Presidente Wilson, 231 25° andar
Centro

(21) 2222-9008

Caminho 1527(1)-svg

São Paulo

Rua Oscar Freire, 379, 13º andar
Jd. Paulista

(11) 3062-2607

Caminho 1527(1)-svg

Brasília

SHIS QL 08, Conjunto 01, Casa 11
Lago Sul

(61) 3224-2627

Caminho 1527(1)-svg

Belo Horizonte

Av. Getúlio Vargas, 671, 13º andar
Funcionários

(31) 3190-0480