O programa “Direito ao Ponto”, do Canal Rural entrevistou o Dr. Eduardo Lourenço, sócio do Maneira Advogados, para falar sobre a reforma tributária e as perspectivas e impactos para o setor do agronegócio.

DIRETO AO PONTO

As chances de aprovar a reforma tributária no Senado em 2023 são grandes, diz especialista

Redução da alíquota tributária é o primeiro item da pauta da FPA na discussão no Senado

A votação da reforma tributária no Senado deve começar entre o final de outubro e o início de novembro. A perspectiva de que ela seja aprovada ainda em 2023 é do advogado especialista em direito tributário, Eduardo Lourenço.

A reforma tributária é o tema da entrevista desta semana do programa Direto ao Ponto.

“Seria muito bom para o país de uma forma geral aprovar a partir do final deste ano e no ano que vem a gente discutir as legislações complementares, as leis ordinárias e aí sim colocar em prática o texto da reforma tributária”, pontua Eduardo Lourenço.

Aprovação na Câmara e importância do agro

O especialista lembra que a reforma tributária vem sendo discutida ao longo de 50 anos. Conforme ele, dadas as opções que se tinha de texto, a necessidade em se discutir o tema, o trabalho realizado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) antes da aprovação na Câmara Federal foi “primordial”.

“O texto aprovado na Câmara é o perfeito? Talvez não. Mas, ele é muito melhor que as opções que nós tínhamos. Nós avançamos em no mínimo 12 pontos para o setor agropecuário e ainda tem muita coisa para aprimorar no Senado”.

Redução de alíquota

Eduardo Lourenço frisa que a aprovação de tais pontos mostra que a importância do agronegócio, do setor agropecuária foi reconhecida para o desenvolvimento do Brasil.

“E para o agronegócio de uma forma geral a gente teve o reconhecimento de que os insumos agropecuários, os produtos agropecuários, as matérias-primas elas vão ter uma alíquota de 60% da de referência. O que isso quer dizer? Se nós tivermos uma alíquota do tributo de 30%, a alíquota do agronegócio será de 12%”.

O especialista comenta que no Senado o primeiro item da pauta da FPA em relação a reforma tributária é que a redução da alíquota seja de 80%.

“Então, se eu tiver uma alíquota geral de 30%, eu vou ter uma alíquota para o agronegócio de 6%. Esse é um pleito importante. E junto com esse pleito que a gente já avançou muito, temos a questão do seletivo”.

https://www.canalrural.com.br/nacional/mato-grosso/as-chances-de-aprovar-a-reforma-tributaria-no-senado-em-2023-sao-grandes-diz-especialista/

https://www.canalrural.com.br/nacional/mato-grosso/as-chances-de-aprovar-a-reforma-tributaria-no-senado-em-2023-sao-grandes-diz-especialista/

Reforma tributária: como ficam os impostos para aluguel de imóveis Texto-base prevê que incidência de imposto sobre imóveis alugados irá depender se dono do imóvel se encaixa nos critérios para conseguir isenção dos tributos Patrick Fuentes colaboração para a CNN , São...
Texto final da reforma tributária prevê novos avanços para o agro 12 de dezembro, 2024 Senado deve votar projeto de leite nesta quinta-feira Por Rafael Walendorff — Brasília Comitê Gestor do IBS e a Receita Federal, a cada 120 dias, poderão revisar a lista de produtos...
Aumento de até 114% nas compras internacionais? Entenda o impacto da possível alta no ICMS André Luiz Dias Gonçalves Representantes do setor econômico dos estados da federação se reunirão nesta sexta-feira (06) para decidir se aumentam de 17% para 25% a alíquota do ICMS....

Contato

Fale conosco

Preencha o formulário para falar com nossa equipe ou ligue, agora mesmo, para o escritório mais próximo!

Cidades

Caminho 1527(1)-svg

Rio de janeiro

Av. Presidente Wilson, 231 25° andar
Centro

(21) 2222-9008

Caminho 1527(1)-svg

São Paulo

Rua Oscar Freire, 379, 13º andar
Jd. Paulista

(11) 3062-2607

Caminho 1527(1)-svg

Brasília

SHIS QL 08, Conjunto 01, Casa 11
Lago Sul

(61) 3224-2627

Caminho 1527(1)-svg

Belo Horizonte

Av. Getúlio Vargas, 671, 13º andar
Funcionários

(31) 3190-0480