O advogado Eduardo Lourenço, sócio do Maneira Advogados, foi o convidado do programa “Direto ao Ponto”, do Canal Rural, onde defendeu que a reforma tributária deve ter como foco o não aumento da carga tributária e a simplificação do sistema.

Reforma tributária: simplificação é boa, mas aumento de carga preocupa, diz IPA

Projeto de lei e propostas de emenda à Constituição estão tramitando no Congresso e todas alteram tributos federais

26/09/2021

LINK DO VÍDEO

https://www.canalrural.com.br/?video_slug=direto-ao-ponto-26-09_20210924070141

O advogado e consultor do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) Eduardo Lourenço defende que as matérias de reforma tributária devam ter como base a preservação da carga tributária atual e a facilitação dos impostos. Ele participou do programa Direto ao Ponto deste sábado, 25, que debateu o tema.

“[A reforma tributária] Vai contribuir muito para a economia brasileira, se tivermos dois pressupostos: a manutenção da carga tributária, ou seja, não posso aumentar a tributação, e o outro é da simplificação, não posso trazer mais litígio tributário”.

Atualmente existem ao menos duas propostas de emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei (PL) que alteram a tributação federal: PEC 110 de 2019 (no Senado), PEC 45 de 2019 (na Câmara dos Deputados) e PL 3887 de 2020 (na Câmara dos Deputados). 

O projeto de lei foi enviado pelo próprio governo federal e, diferentemente das PECs, altera dois impostos de ordem federal, o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), deixando de lado os estaduais e municipais. De acordo com o texto do Executivo, os dois impostos virariam apenas um, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS)

No entanto, o texto inicial apresentado pelo governo traz preocupações para o setor, como explica Lourenço. “Hoje, o produtor rural pessoa física não é contribuinte do PIS e da Cofins e os principais insumos ou são isentos ou há uma redução significativa da sua tributação. E, na cadeia subsequente, ele gera um crédito para o adquirente, para a indústria de processamento dito crédito presumido. Ele [produtor rural pessoa física] passaria a ser contribuinte da CBS pela proposta do governo federal e este é um dos principais problemas que nós identificamos para o setor agropecuário”.

Segundo Lourenço, setores como o do leite poderão sofrer impactos significativos. “Um problema muito grande de acúmulo [de tributação] na cadeia”.

Para o consultor do IPA, uma das soluções é preservar o formato atual. “Uma das formas propostas é manter o atual sistema, que diz que o produtor rural pessoa física não é contribuinte, os insumos são desonerados, e ele gera um crédito presumido para  o adquirente, para a pessoa jurídica adquirente, as indústrias de processamento, seja ela de laticínio, seja ela de exportação de trading, seja ela de produção de etanol”.

*Sob supervisão de Letícia Luvison

https://www.canalrural.com.br/programas/informacao/direto-ao-ponto/reforma-tributaria-simplificacao-e-boa-mas-aumento-de-carga-preocupa-diz-ipa/

Rio muda regras de logística para marketplaces 25 de novembro, 2024 Com simplificação trazida pelo Decreto nº 49.304, governo estadual espera atrair investimentos da ordem de R$ 500 milhões Por Luiza Calegari — De São Paulo O Rio de Janeiro alterou as regras para empresas...
Senadores pedem isenção de castanhas, açaí, pamonha e bacalhau na cesta básica da reforma tributária 13 de novembro, 2024 Sugestões dos parlamentares dobrariam lista de alimentos sem imposto, passando de 26 para ao menos 52 itens  Vinícius Barboza São Paulo Os senadores...
Novo desafio no âmbito da litigiosidade repetitiva: abuso do direito de demandar Eduardo Maneira Michel Hernane Noronha Pires Três fases do acesso à Justiça Na segunda metade do século 20, uma preocupação dos juristas era a falta de acesso à Justiça, pois uma considerável...

Contato

Fale conosco

Preencha o formulário para falar com nossa equipe ou ligue, agora mesmo, para o escritório mais próximo!

Cidades

Caminho 1527(1)-svg

Rio de janeiro

Av. Presidente Wilson, 231 25° andar
Centro

(21) 2222-9008

Caminho 1527(1)-svg

São Paulo

Rua Oscar Freire, 379, 13º andar
Jd. Paulista

(11) 3062-2607

Caminho 1527(1)-svg

Brasília

SHIS QL 08, Conjunto 01, Casa 11
Lago Sul

(61) 3224-2627

Caminho 1527(1)-svg

Belo Horizonte

Av. Getúlio Vargas, 671, 13º andar
Funcionários

(31) 3190-0480